EVENTOS

Aqui poderá encontrar participações e parcerias realizadas pelo EUCED.

  • EVENTOS E PARCERIAS

Novo Associado - SVF SYSTEMS LIMITED

EUCED – Agrupamento Europeu de Interesse Económico, tem a honra de anunciar como seu novo Associado, a SVF SYSTEMS LIMITED, uma empresa de inovação com sede em Chipre. O CEO da empresa, Sr. Frank Sventek, é um distinto e experiente investigador, na área da tecnologia, criador de inúmeras invenções, tendo também sido responsável pelo desenvolvimento de algumas soluções já existentes, explorando sempre as possibilidades do futuro e procurando desenvolver projetos aliciantes e pertinentes. A SFV é uma empresa focada na introdução e promoção de novas tecnologias em diversos setores de atividade. Acreditamos que esta parceria trará oportunidades mutuamente gratificantes, principalmente nas áreas do conhecimento e do desenvolvimento tecnológico. O Conselho de Governação do EUCED, a equipa e colaboradores dão as boas-vindas à SVF SYSTEMS e ao seu CEO, Sr. Frank Sventek, antecipando uma cooperação frutífera e bem-sucedida.

Visita do Presidente da Casa de Moçambique ao EUCED

Em visita de cariz institucional e de apresentação de cumprimentos, esteve no dia 17 de Setembro, na sede europeia do EUCED, o Presidente da Casa de Moçambique, Dr. Enoque João, tendo sido recebido pelos Presidente e Vice-Presidente do mesmo,  Prof. Dr. Manuel Pereira e Dra. Helena Faustino.


Durante a visita, teve ainda lugar uma reunião de trabalho com o Conselho de Governação do EUCED e tendo como tema principal a Cidade da Ilha de Moçambique, precisamente na data simbólica em que o Município da Ilha de Moçambique, local histórico e Património da UNESCO, celebra os seus 202 anos de existência, enquanto cidade que  integra a Província de Nampula, atual Membro Observador da UCCLA desde 2013.

 
Foram propostos, analisados e discutidos com o Dr. Enoque João, na sua qualidade de Representante nomeado pelo Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, diversos projetos e iniciativas visando o progresso e o desenvolvimento global da referida Cidade, em várias vertentes, designadamente, as áreas económica e social, bem como a saúde, o turismo, as infraestruturas e a formação técnica e profissional, entre outras. 


A Governação do EUCED registou as preocupações manifestadas pelo distinto visitante no que respeita aos problemas vividos no referido território, tendo então o Dr. Enoque João dirigido ao EUCED o convite para elaborar os estudos técnicos necessários à referida situação e coordenar a implementação dos planos de desenvolvimento sustentável na Cidade da Ilha de Moçambique, no quadro dos ODS das Nações Unidas, estabelecendo simultâneamente a ponte institucional com as Instituições Europeias.


Neste sentido, a Governação do EUCED confirmou a sua disponibilidade para a referida cooperação, em modos a definir conjuntamente com as autoridades daquele território, devendo o EUCED enviar à Cidade da Ilha de Moçambique uma equipa técnica, afim se efetuar a avaliação da situação local.     

1/2

Espaço Europeu da Educação

O EUCED, no âmbito das suas prerrogativas legais, entregou no dia 22 de Agosto, à Comissão Europeia, um relatório de 4 páginas em Inglês, sob a referência F544410, com a sua posição  sobre a proposta da Presidente Ursula von der Leyen relativa à futura concretização do Espaço Europeu da Educação nos países da União. O EUCED aproveita para agradecer as colaborações prestadas para este efeito, pelos seus Membros, Instituto Jean Piaget e Instituto Sciencius.

Fique a conhecer mais sobre a proposta Espaço Europeu da Educação AQUI

Reuniões da Administração do EUCED no Parlamento Europeu e na Comissão Europeia

O EUCED - Agrupamento Europeu de Interesse Económico (A.E.I.E.), na pessoa do seu Presidente, Manuel Pereira e na qualidade de Representante de Interesses perante o Parlamento Europeu, esteve reunido com diversas entidades nesta instituição, tanto Parlamentares, como do Lobby Institucional. Neste último, alguns representantes do Reino Unido manifestaram interesse em virem a celebrar, num futuro próximo, acordos comerciais com Portugal e com outros países membros do EUCED.  

Na Comissão Europeia, o Presidente do EUCED transmitiu cumprimentos ao novo Colégio de Comissários, os quais se encontravam na cimeira de África, em Addis Abeba, tendo estado reunido com Membros do Gabinete da Senhora Comissária Jutta Urpilainen, responsável pela atual pasta “International Partnerships”, a qual compreende, nomeadamente, os instrumentos de financiamento e de apoio extraeuropeus, bem como a arquitetura e a implementação dos planos Europeus de cooperação e financiamento ao desenvolvimento externo da União Europeia.

Num agradável e interessante encontro com a amável Senhora Diana Montero Melis, Membro daquele Gabinete, foram debatidos alguns temas atuais e importantes para a União Europeia, na linha das prioridades anunciadas pela Senhora Presidente Ursula von der Leyen, designadamente o European Green Deal, a Digital Age, a Cooperação Internacional e o Desenvolvimento Sustentável e os seus novos instrumentos, o progresso verificado nas relações UE-África e ACP - Partnerships, o funcionamento e a articulação dos programas de apoio a África, à América Latina e do Sul e à Ásia, entre outros.

Neste particular, abordou-se também o “Financiamento Inovador”, cada vez mais utilizado, que inclui designadamente operações com instituições parceiras do setor bancário, nomeadamente sob a forma de facilidades de “blending” financeiro, visando eliminar alguns constrangimentos existentes ao investimento privado em África e nos países da Vizinhança Europeia. O EUCED frisou a posição atual relativa ao andamento de projetos de investimento em curso nos Membros e Associados do Agrupamento, em áreas e setores prioritários tanto na Europa, como em outras Regiões.

 

O EUCED referiu algumas das atividades em que tem estado envolvido, nomeadamente no âmbito das iniciativas e políticas europeias e da sua implementação legislativa, assim como ações de dinamização e comunicação internacional que se têm vindo a realizar através de ligações da organização nos vários países do Mundo.

O Presidente do EUCED aproveitou ainda para expressar os melhores desejos de sucessos para os novos Comissários, e o agradecimento pela gentileza e a disponibilidade tão imediata, da Senhora Montero Melis, bem como a da sua simpática assistente pessoal, Senhora Marta Krynicka.

Reunião entre o EUCED e o Município de Lichinga

O EUCED - Agrupamento Europeu de Interesse Económico (A.E.I.E.) recebeu no passado dia 18 de fevereiro de 2020, nas suas instalações em Lisboa, a comitiva da cidade de Lichinga, na República de Moçambique, composta pelo Presidente do Conselho Autárquico, respetivos Vereadores e Técnicos, no âmbito da sua oficial a Portugal, que incluiu ainda a visita a algumas localidades Portuguesas, entre as quais Penalva do Castelo, com a qual Lichinga acordou geminar-se.   

A reunião institucional e de trabalho técnico realizada com ambas as equipas no EUCED, serviu o propósito de conhecer mais em detalhe a realidade atual do Município de Lichinga, e os objetivos propostos visando o desenvolvimento económico e social do Município e, também, da Região do Niassa em que o mesmo se insere. 
Nesse contexto, foram abordados no EUCED, alguns projetos e iniciativas de investimento que pretendem dar resposta às necessidades do Município e das suas populações, cujas carências já estão localmente identificadas como sejam, nomeadamente, os setores da Gestão de Resíduos e da Infraestrutura Viária,  a Agricultura e Agro-Industrial, as Energias Renováveis, a Saúde e a Educação, os quais coincidem com as prioridades seguidas atualmente pela União Europeia e inscritas nos Objetivos do Milénio das Nações Unidas.

A Administração do EUCED tomou devida nota das preocupações veiculadas pela comitiva do Município de Lichinga, as quais irão ser objeto de estudo no sentido de encontrar soluções no âmbito da estratégia política e económica da União Europeia para os Países ACP.   

Novo Associate - Grupo Jean Piaget 

O EUCED - Agrupamento Europeu de Interesse Económico, tem a honra de anunciar que o Grupo Jean Piaget é, a partir de hoje, ASSOCIATE deste Agrupamento Europeu. Desta forma, tornam-se também, automaticamente, Membros nesta mesma categoria, as Universidades e Escolas Superiores pertencentes ao Grupo Jean Piaget, em Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Brasil. Ao longo dos 40 anos da sua existência, o Grupo Jean Piaget tem contribuído para o desenvolvimento humano e social, através da criação e consolidação de instituições que implementam projetos sustentáveis de educação, de formação profissional e investigação, bem como de intervenção comunitária em diversos setores. A parceria com o EUCED para o desenvolvimento de novos projetos, tem sido uma mais-valia para a sua implementação final. A Administração e as equipas do EUCED dão as boas-vindas e juntam-se ao Grupo Jean Piaget e às suas Instituições, nesta nova etapa de procura de realizações em prol da excelência e do desenvolvimento sustentável.

PT.png

Novo Associate - Tropic Investment Group

É com grande entusiasmo que o EUCED anuncia a Tropic Investment Group, S.A., como seu novo Associate. Esta parceria foi o resultado da mais recente visita da Administração do EUCED a Cabo Verde, onde esta empresa se encontra sediada. Acreditamos que esta colaboração venha a ser bastante frutífera no futuro muito próximo.

Visita da Delegação do EUCED a Cabo Verde

De 23 a 28 de setembro, esteve em Cabo Verde uma delegação do EUCED - Agrupamento Europeu de Interesse Económico (A.E.I.E.) constituída pelo seu Presidente, Dr. Manuel Pereira, pela Vice-Presidente, Dra. Helena Faustino e ainda pelo Eng. Marco Caetano, Partner e Membro do Conselho Consultivo do mesmo. O objetivo desta visita foi o de fortalecer as relações existentes entre o EUCED e diversas entidades cabo-verdianas, bem como verificar a potencialidade desta região para a implementação de projetos de investimento em vários domínios e setores.
A delegação esteve na Ilha de Santiago, tendo realizado reuniões com várias entidades representativas do meio governativo e económico de Cabo Verde, tendo sido recebida nomeadamente pelo Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Dr. Olavo Correia, pelo Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Dr. Alexandre Dias Monteiro, pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Dr. Gilberto Silva, pelo Presidente da Câmara Municipal da Praia, Dr. Óscar Santos, pelo Presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde, Dr. Arlindo de Carvalho, pelo Diretor Executivo do ECREEE - Centro para as Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO, Dr. Mahama Kappiah, pelo Vice-Presidente da AdS - Águas de Santiago, Eng. Nilton Duarte, pelo Diretor da Associação para o Desenvolvimento da Praia (Pro-Praia), Dr. José Jorge Pina e ainda pelo Pró-Reitor da Universidade de Cabo Verde, Dr. João Cardoso, tendo também a delegação efetuado uma visita ao Tarrafal onde ofereceu à Diretora da escola local uns “conjuntos” de material escolar destinados a alunos da mesma. 
Foi ainda realizada, uma visita técnica à Universidade Piaget em Praia, onde se encontra em implementação um projeto de investimento, o qual se encontra atualmente a cargo das equipas técnicas do EUCED em Lisboa e em Bruxelas.
Da visita, resultaram contatos francamente promissores, tendo o EUCED já iniciado um processo de investimento no País, através de uma sua subsidiária local, entretanto criada. 

1/11

Eventos COMinG 2020

Em 2020, o COMinG - Communication Institute of Greece, irá organizar, novamente, as três conferências realizadas em 2019 em Atenas, Grécia, nomeadamente, a 6ª International Conference on Communication and Management (ICCM2020), e a 2ª International Conference on Political Sciences: New Challenges, New Prospects (HEPO2020), que se realizarão nos dias 3-7 de maio de 2020, e a 2ª International Conference on Education (EDU2020), a decorrer nos dias 10-14 de maio de 2020. Poderá encontrar informação detalhada sobre as conferências AQUI

Novo Associate - Prof. Dr. Arta Musaraj

O EUCED tem a grande honra de anunciar a Profª Drª Arta Musaraj, da Albânia, como seu novo Associate! Profª Drª Arta Musaraj, Ph.D. em Economia e Estudos da Comunicação, é uma distinta Académica Albanesa e Fundadora e Editora-chefe do Academicus-International Scientific Journal, que é também um Cooperation Partner do EUCED. Experiente Reitora, Diretora e Professora Universitária, é também Especialista, Consultora e Formadora Certificada do IFC e do Banco Mundial. A Profª Drª Arta Musaraj foi também Vice-Ministra da Defesa da Albânia. Acreditamos que esta cooperação irá gerar oportunidades mutuamente gratificantes, promovendo ao mesmo tempo uma relação mais estreita entre Portugal e Albânia. A equipa do EUCED aproveita para dar as boas-vindas à Profª Drª Arta Musaraj!

6.png

EDU2019 - COMinG

A Conferência Internacional sobre Educação (International Conference on Education (EDU2019)) organizada pelo COMinG, teve lugar nos dias 13 a 16 de maio em Atenas, Grécia. Esta conferência teve como objetivo juntar académicos, profissionais e especialistas do sector com interesses interdisciplinares, para discutir as perspectivas futuras da evolução da Educação. Veja o abstract completo AQUI

EDU2019V1.png

ICCM2019 - COMinG

O EUCED esteve presente na conferência anual - International Conference on Communication and Management (ICCM2019), organizada pelo COMinG, um dos seus Associate Members,  tendo tido lugar, nos dias 15 a 18 de abril de 2019. Representado pelo seu Presidente, Dr. Manuel Pereira, que fez um discurso de abertura no primeiro dia da conferência. Veja o abstract completo AQUI

Reunião na CPLP

Na primeira semana de abril, estiveram reunidos com o Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Francisco Ribeiro Telles, o Presidente e a Vice-Presidente do EUCED, Dr. Manuel Pereira e Dra. Helena Faustino, e esteve também presente o Presidente da Aproffluso, Prof. Luís Sinate.

CPLP, EUCED, APROFFLUSO.jpg

Reunião com S.E o Senhor Secretário de Estado

Reunião do EUCED e da APROFFLUSO com S.E o Senhor Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Doutor João Sobrinho Teixeira e o seu Adjunto, Dr. Nuno Miguel Lima, cuja disponibilidade e gentileza muito se agradece. Estiveram presentes o Prof. Manuel Pereira e a Dra. Helena Faustino em representação do EUCED – Agrupamento Europeu de Interesse Económico (AEIE) e o Prof. Luís Sinate em representação da APROFFLUSO – Associação de Professores e Formadores Lusófonos. O encontro teve como objetivo dar a conhecer ao Senhor Secretário de Estado e à sua equipa, um novo projeto resultante de uma parceria entre o EUCED e a APROFFLUSO e destinado ao universo dos países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que se encontra atualmente em desenvolvimento.

Imagem1.png

HEPO2019 - COMinG

O COMinG - Communication Institute of Greece, organizou uma nova conferência na área das ciências políticas, com o nome Hellenic conference of political science: New Challenges, New Answers (HEPO2019) tendo tido lugar, nos dias 17 a 20 de abril em Atenas, Grécia. Este evento contou também com a presença de Dr. Manuel Pereira, Presidente do EUCED, que palestrou um workshop denominado “The practical science (or almost-science.....) of international developing finance: Public, private or mixed?”. Veja o abstract completo AQUI

HEPO2019R.jpg

Novo Associate - ATLAS WAY

É com grande entusiasmo que o EUCED anuncia a Atlas Way como nova Associate. O reflexo de uma parceria que se tem mantido ativa na colaboração em vários projetos.

Atlas Way novo Associate Member.jpg

Novo Associate - APROFFLUSO

Temos a honra de informar que a APROFFLUSO, anterior Associated Partner do EUCED, foi promovido a Associate. Acompanhamos esta associação desde que foi fundada e esperemos continuar esta parceria, com tão bons profissionais, por longos anos.

Comissão Europeia

Contate-nos

Praça de Alvalade, 6º - 7 E 

1700-036  Lisboa 

euced@euced.com

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Procurar no site

Parlamento Europeu

CE Registo de Transparência

© 2019 EUCED - Todos  os direitos reservados.