NOTÍCIAS

Atualize-se sobre a Europa, veja os nossos destaques.

 

Cimeira União Europeia-União Africana, 17-18 de fevereiro de 2022

20/02/22

Os chefes de Estado ou de Governo dos Estados membros da União Africana (UA) e da União Europeia (UE) reuniram-se em Bruxelas, nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2022, para a sexta cimeira União Europeia‑União Africana. 

Os objetivos da parceria são a solidariedade, a segurança, a paz e o desenvolvimento e prosperidade económicos sustentáveis e sustentados para os cidadãos das duas Uniões, hoje e no futuro, reunindo pessoas, regiões e organizações.

Os dirigentes anunciaram um Pacote de Investimento África‑Europa no valor de 150 mil milhões de euros, que apoiará uma ambição comum para 2030 e a Agenda 2063 da UA. O pacote de investimento ajudará a construir economias mais diversificadas, inclusivas, sustentáveis e resilientes.

(Conselho Europeu)

Pacto Ecológico: A UE investe mais de 110 milhões de euros em projetos LIFE em favor do ambiente e do clima em 11 países da UE.

17/02/22

A Comissão anuncia hoje um investimento de mais de 110 milhões de euros em projetos integrados no âmbito do Programa LIFE para a proteção do ambiente e do clima, selecionados na sequência de um convite à apresentação de propostas relativo a 2020. Este financiamento irá apoiar novos grandes projetos nos domínios do ambiente e do clima em 11 países da UE - Chéquia, Chipre, Dinamarca, Eslovénia, Estónia, Finlândia, França, Letónia, Lituânia, Países Baixos e Polónia. 

(Comissão Europeia)

life.png

Resultado das discussões entre os Ministros do Comércio Europeus

15/02/22

Os Ministros Europeus do Comércio reuniram-se em Marselha no domingo, 13 e segunda-feira, 14 de fevereiro, sob a presidência francesa do Conselho da União Europeia. Esta reunião informal determinou orientações estratégicas para a ação da política comercial da UE e a questão do futuro da Organização Mundial do Comércio (OMC), o aprofundamento das relações comerciais e de investimento entre a UE e África e as relações transatlânticas com vista à próxima reunião da reunião do Conselho de Comércio e Tecnologia EUA-UE (TTC). Os Ministros também discutiram as medidas coercitivas que a China tomou contra a Lituânia.

(UEFRANCE22)

20220214_rmi_commerce_marseille_js_130232.jpg

Notícias da Comissão Europeia

Comissão propõe nova lista de projetos de interesse comum com vista a um mercado da energia mais integrado e resiliente

19/11/21

A Comissão Europeia adotou hoje a quinta lista de projetos de interesse comum no domínio da energia. Trata-se de projetos transfronteiriços de infraestruturas energéticas fundamentais para criar um mercado interno da energia da UE mais integrado e resiliente e para alcançar os objetivos da União em matéria de energia e clima. A quinta lista de projetos de interesse comum contempla 98 projetos: 67 no setor do transporte e armazenamento de eletricidade, 20 no setor do gás, 6 de redes transfronteiriças de CO2 e 5 de redes inteligentes. Todos os projetos de interesse comum beneficiam de procedimentos simplificados de licenciamento e regulamentação e são elegíveis para apoio financeiro do Mecanismo Interligar a Europa da UE.

Concorrência: Comissão define o contributo da política de concorrência e da respetiva revisão para a transição ecológica e digital e para um mercado único resiliente

18/11/21

A Comissão Europeia adotou uma Comunicação sobre a política de concorrência adequada aos novos desafios, que enquadra o importante papel que a política de concorrência desempenha no percurso da Europa rumo à retoma, à transição ecológica e digital e a um mercado único resiliente. A comunicação destaca a capacidade intrínseca da política de concorrência para se adaptar às novas circunstâncias do mercado, às prioridades políticas e às necessidades dos clientes: por exemplo, hoje, a Comissão adotou a sexta alteração do quadro temporário relativo aos auxílios estatais, que permitirá aos Estados-Membros prestar apoio específico às empresas durante a crise do coronavírus. 

A União Europeia lança a Iniciativa Green Team Europe em parceria com o Sudeste Asiático

18/11/21

A Iniciativa Equipe Verde da Europa em parceria com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), foi lançada pela Comissária Jutta Urpilainen, para as Parcerias Internacionais, durante o 3º Diálogo ASEAN-UE sobre Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa, apoiada por uma subvenção inicial de 30 milhões de euros do orçamento da UE, irá fortalecer a parceria da UE com a região em áreas que incluem ação climática, proteção ambiental e da biodiversidade, transição para energia limpa, resiliência a desastres, prevenção da extração ilegal de madeira, tráfico de vida selvagem e poluição do ar.