NOTÍCIAS

Atualize-se sobre a Europa, veja os nossos destaques.

 

Megadados: definição, benefícios, desafios

Os dados são uma componente importante da transformação digital da UE. A inteligência artificial (IA), que constitui uma prioridade da União Europeia (UE), depende dos dados, enquanto que o seu desenvolvimento depende da forma como os dados serão geridos na Europa. Os dados são igualmente uma parte integrante dos serviços digitais que moldam a nossa vida quotidiana e a economia. O Parlamento está a trabalhar em legislação sobre dados para garantir que as pessoas, as empresas, a recuperação económica e a transição ecológica beneficiem de uma estratégia de dados eficiente.

(Parlamento Europeu)

Programa LIFE: UE investe 121 milhões de euros em projetos nos domínios do ambiente, da natureza e da ação climática.

A Comissão Europeia anunciou hoje um investimento de 121 milhões de euros em novos projetos integrados no âmbito do Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE). Este financiamento – que representa um acréscimo de 20 % relativamente ao ano transato – fomentará a recuperação ecológica e ajudará a Bélgica, a Alemanha, a Irlanda, a França, a Itália, a Letónia, a Hungria, os Países Baixos, a Polónia, Portugal e a Eslováquia a atingirem os seus objetivos ecológicos. Espera-se que estes projetos integrados canalizem fundos adicionais significativos, ajudando os Estados-Membros a utilizar outras fontes de financiamento da UE, designadamente fundos agrícolas, estruturais, regionais e de investigação, bem como fundos nacionais e investimentos do setor privado.

(Comissão Europeia)

Entrada em vigor de normas da UE rigorosas para o cumprimento das regras do comércio internacional

Entraram em vigor novas e robustas normas para o cumprimento das regras do comércio internacional, as quais reforçarão os instrumentos de que a UE dispõe para defender os seus interesses. Com a atualização do regulamento relativo ao cumprimento das regras do comércio internacional, a UE está em condições de agir num leque mais vasto de circunstâncias.

Em conformidade com as orientações políticas da presidente da Comissão Ursula von der Leyen, a Comissão está a reforçar os instrumentos da União para se centrar no cumprimento e na aplicação dos acordos comerciais da UE.

(Comissão Europeia)

Comissão congratula-se com a aprovação do Mecanismo de Recuperação e Resiliência pelo Parlamento Europeu

A Comissão Europeia congratula-se com a votação de hoje do Parlamento Europeu, que confirmou o acordo político alcançado sobre o Regulamento Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) em dezembro de 2020. A aprovação representa um passo importante no sentido de disponibilizar 672,5 mil milhões de EUR em empréstimos e subvenções aos Estados-Membros, para apoiar as reformas e o investimento.

(Comissão Europeia)

Notícias da Comissão Europeia

Comissão define o rumo para uma política comercial da UE aberta, sustentável e assertiva

18 - 02 - 2021

A Comissão Europeia definiu hoje a sua estratégia comercial para os próximos anos. Refletindo o conceito de autonomia estratégica aberta, assenta na abertura da UE para contribuir para a recuperação económica através do apoio às transformações ecológica e digital, bem como de uma atenção renovada no reforço do multilateralismo e na reforma das regras do comércio mundial, a fim de garantir que são justas e sustentáveis. Sempre que necessário, a UE tomará uma posição mais assertiva na defesa dos seus interesses e dos seus valores, nomeadamente através de novos instrumentos.

Estratégia da UE para um multilateralismo renovado e adaptado ao século XXI

17 - 02 - 2021

A Comissão e o alto representante apresentaram hoje uma nova estratégia com vista a reforçar o contributo da UE para o multilateralismo assente em regras. A comunicação conjunta expõe as expectativas e os objetivos da UE quanto ao sistema multilateral. A proposta apresentada sugere que a UE tire partido de todos instrumentos ao seu dispor, nomeadamente a nível de apoio político, diplomático e financeiro, para promover a paz e a segurança à escala mundial, defender os direitos humanos e o direito internacional e promover soluções multilaterais para os problemas globais.

Pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (IUU) em geral e nos Camarões

17 - 02 - 2021

IUU significa pesca ilegal, não declarada ou não regulamentada.

A legislação europeia INN aplica-se a todos os navios de pesca, pertencentes a qualquer nação, em todas as águas marítimas.

A pesca INN é uma das ameaças mais graves à exploração sustentável dos recursos marítimos vivos, comprometendo os próprios alicerces da Política Comum das Pescas (PCP) e os esforços internacionais da UE para promover uma melhor governação dos oceanos. A pesca IUU também representa um grande perigo para o ambiente marinho, a sustentabilidade das unidades populacionais de peixes e a biodiversidade marinha. Além disso, a IUU resulta em concorrência desleal para os pescadores e mulheres que cumprem as regras.

Comissão Europeia

Contate-nos

Praça de Alvalade, 6º - 7 E 

1700-036  Lisboa 

euced@euced.com

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Procurar no site

Parlamento Europeu

CE Registo de Transparência

© 2019 EUCED - Todos  os direitos reservados.